em 14 maio 2010 11:51 am 1

A importância de uma boa contabilidade para os condomínios

A contabilidade de condomínios é uma área pouco conhecida e explorada. Contador há 20 anos, Marcelo Felix de Amaro sempre atuou nesse campo. Ele explica que os condomínios trabalham em parceria com as contabilidades para se obter um maior entendimento da parte patronal e dos funcionários.

Os condomínios são entidades sem fins lucrativos, sua receita é feita pela despesa de sustento e são geridos com base na taxa arrecadada e rateios. A inadimplência é um problema delicado. O contador lembra que sempre deve ser verificada a inadimplência, a margem aceitável é até 5%. Um dado abordado por ele é quanto mais distante dos centros das cidades, maior os inadimplentes nos condomínios.

Marcelo Felix trabalha na Contabilidade Três Irmãos, a qual sempre foi responsável pela organização contábil do SEEG. Ele conta que a nova administração possui uma maior organização administrativa, com um horário de atendimento adequado e que os novos benefícios oferecidos são importantes.

Destacou ainda o maior comprometimento apresentado pela nova gestão, que pode ser percebido também pelas visitas aos condomínios e à contabilidade realizadas pelo presidente do SEEG, Paulo Roberto Alves da Silva, sempre acompanhado do advogado do sindicato, Cláudio Mariano.

Para uma boa administração dos condomínios Marcelo Felix conta algumas dicas. Uma delas é escolher como síndicos moradores interessados em gerir bem o prédio e que sejam condôminos proprietários, pois sempre estarão presentes, possuindo um contato maior com tudo e conseqüentemente maior comprometimento.

Outro ponto muito importante abordado pelo contador é a terceirização dos serviços. “Não é aconselhável terceirizar, principalmente limpeza e portaria, é perigoso”, enfatiza. Ele explica que como podem ocorrer substituições de funcionários constantemente, estes não sabem identificar os verdadeiros moradores, que também passam a não conhecer quem realmente trabalha no prédio, já que sempre aparecem rostos novos.

 

A importância de uma boa contabilidade para os condomínios

Contador há 20 anos, Marcelo Felix sempre atuou na área de contabilidade de condomínios.

Arquivado em Notícias

Um Comentário para “A importância de uma boa contabilidade para os condomínios”

  1. Abilio Manoel disse:

    Bom dia Marcelo,
    parabéns pela bela matéria aqui apresentada.

    forte abraço.

    Abílio Manoel.

Comente!