em 22 fevereiro 2010 02:23 pm 0

Dicas de segurança segundo o delegado Waldomiro Milanesi

“Porteiro não é aquela pessoa que só abre e fecha o portão. Ele cuida do ingresso e saída das pessoas. É uma função tão importante que São Pedro é o porteiro do céu”, delegado Waldomiro Pompiani Milanesi.


Em uma palestra sobre Segurança em Condomínio o delegado Waldomiro Pompiani Milanesi explicou a importância de temas como equipamentos, estatísticas, treinamento, participação dos moradores e a diferença entre a mão-de-obra própria e a terceirizada: “O funcionário próprio do condomínio conhece a pessoa pela fisionomia, sabe ver se esse morador está normal, tranqüilo, isso mostra que há um comprometimento com o prédio, coisa que não acontece com o terceirizado”, destacou.

Ele lembrou ainda, que os funcionários do prédio são muitas vezes acusados quando acontece um problema com a segurança, mas esquecem que os apartamentos recebem faxineiras, diaristas, que entram e saem com as chaves do local e também podem passar informações aos marginais. Milanesi também mencionou que deveria haver maior integração entre os prédios vizinhos. Para ele, nada impede um porteiro de ligar para o porteiro do prédio ao lado se ver alguma pessoa suspeita por perto.

Outro dado muito importante abordado foi a participação do morador que, de acordo com o delegado, é quase zero: “O morador talvez seja o primeiro a não cumprir com as regras e muitas estatísticas comprovam isso”. Às vezes, o morador perde o controle (ou a chave) e chega no portão buzinando e sinalizando para  que o porteiro o abra, sem se dar conta que o porteiro não tem a visão clara de quem está dentro do veículo, podendo, o morador estar sendo rendido por um marginal.

Arquivado em Notícias

Comente!